Como comprovar renda de autônomo? – Machado Corrêa

Como comprovar renda de autônomo?


Para quem trabalha com autonomia sempre tem a difícil questão de comprovação de renda, sendo para um financiamento de carro, aquele financiamento de imóvel no banco, como exemplo citamos o Minha Casa Minha Vida entre outros.Continue lendo ...




São diversos os comprovantes para este profissional mais saliento que alguns são mais difíceis de conseguir como é o caso do DECORE onde este deverá ser fornecido por um contador registrado, e aumentou o grau de dificuldade pois este profissional está sendo extremamente fiscalizado inclusive com possibilidade de perda de seu credencial ou até mesmo responder criminalmente em conjunto com seu cliente.


Abaixo citamos alguns dos documentos que servem como comprovação de renda para autônomos:

1) Contrato de prestação de serviço
2) Comprovante de depósito
3) Declaração anual do imposto de renda, realizar Carnê leão
4) RPA - recibo de pagamento de Autônomo
5) Extrato bancário dos últimos 3 meses
6) DECORE - em conjunto com os DARF's (guias de pagamentos dos impostos caso valores maiores do que corresponde a faixa de isenção.
7) Declaração de associação, sindicato ou cooperativa

DICA:

Mais a melhor comprovação é ainda a movimentação bancária, utilizar bastante o débito em conta corrente, e observação não adianta fazer o depósito de manhã e já retirar valores a tarde no mesmo dia, ir consumindo aos poucos tais valores para criar um histórico bancário.

Caso você profissional Liberal ou autônomo necessite de fazer essa organização e planejamento podemos ajudar, entre em contato conosco.