Não misture dinheiro pessoal com o da empresa – Machado Corrêa

Não misture dinheiro pessoal com o da empresa

empresario-mistura-dinheiro-e-conta-pessoais-com-as-empresariais

Olá vamos conversar um pouco sobre um grave erro dos empresários e um dos mais impactantes para sua empresa, onde condiz em misturar patrimônio. Simplesmente uma retirada de dinheiro diretamente do caixa da sua empresa poderá comprometer e muito no ato que iremos relatar agora. Continue lendo...


Por muitas vezes devido a facilitação da retirada direta do caixa da empresa, o empreendedor não resiste e retira o valor . Ocasionando um descontrole, a chamada confusão patrimonial. As consequências podem ser sérias, uma delas é a desconsideração da personalidade jurídica que é embasado pelo artigo 50 do código civil. 
    
Vamos considerar de forma hipotética que sua empresa esteja em uma fase de dificuldades financeiras e o empreendimento não cumpra as obrigações com seus credores, estes por sua vez venham requerer seus direitos através de processo jurídico. 

      O Juiz levando em consideração e acreditando que estejam de má fé, claro a comprovar em determinados atos e fatos registrados ou não pela contabilidade, poderá sentenciar e relatar que os sócios e  administradores estão se utilizando da personalidade jurídica de forma abusiva fraudando terceiros. Portanto, poderá desconsiderar a persona da sua empresa. Isso nada mais é que:

- as dívidas poderão a ser quitadas utilizando o bens dos sócios e estendendo a seus administradores caso o tenham. 
Muito cuidado você empresário na utilização dos bens e direitos da sua empresa, na visão jurídica cada um tem seus patrimônios individualmente, e devem ser respeitados, mesmo que você seja o proprietário. Pequenos atos como a retirada de valores do caixa ou utilizando do CNPJ para compra de automóveis, imóveis entre outros . Que não venha a ser utilizado na finalidade da sua empresa poderá sacramentar o fim do seu negócio e sérios problemas na vida financeira pessoal do empresário, sócios e administradores. 

Fique atento você que é empresário de qualquer modalidade, a organização é o segredo do sucesso. Caso você requeira auxílio profissional de Contador, estamos a disposição pelo nosso contato. Abraço a todos